Corpo Docente e Palestrantes Convidados

Abdallah Achour Junior
Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2006). Atualmente é professor titular no Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem larga experiência na área de Flexibilidade e Alongamento, sendo um dos mais requisitados palestrantes do país e autor de diversos livros sobre este tema.

Alex Sandra Oliveira de Cerqueira Soares
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1997) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora assistente III da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Fisioterapia aplicada a Ortopedia e Traumatologia atua nesta área no ensino e na pesquisa. Na Equality Saúde e Performance atende pacientes com disfunções ortopédicas, traumatológicas e vasculares (linfedemas) além de ministrar cursos de extensão e fazer parte do corpo docentes dos cursos de Pós-Graduação oferecidos pela empresa em convênio com instituições de ensino superior.

Ana Paula da Silva Azevedo
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professora de Educação Física do Governo do Estado de São Paulo, Pesquisadora do Laboratório de Biomecânica - Escola de Educação Física e Esporte - USP, Revisora de periódico da Revista Brasileira de Biomecânica e Professora técnica do Curso Licenciatura em EF da Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica, Calçado falsificado, eletromiografia, força de reação do solo, locomoção.

Antonio Carlos Gomes
Doutor em Treinamento Desportivo pela Universidade de Cultura Física da Rússia; Consultor do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e docente da Academia Brasileira de Treinadores (ABT-COB); Superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Foi Coordenador Técnico do Curso de "Treinamento Desportivo" e Docente convidado dos Cursos de Pós-Graduação em "Fisiologia do Exercício" e de "Treinamento Personalizado" do CEFE, na UNIFESP-EPM; Diretor técnico do Clube Atlético Paranaense (2000/2008); Consultor Científico do Departamento de Futebol Profissional do Sport Clube Corinthians Paulista (2010-2011); Consultor de várias Confederações de modalidades, de Clubes no Brasil e no Exterior, e de diversos atletas de elite.

Bruno Mezêncio
Graduado em Educação Física pela Unifor MG. Mestre em Engenharia Mecânica pela UFMG. Especialista de Laboratório do Laboratório de Biomecânica da USP. Tem experiência em treinamento e avaliação de atletas. Pesquisa o arrasto na natação; métodos de avaliação do rendimento esportivo; métodos de treinamento.

Carina Helena Wasem Fraga
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), com intercâmbio acadêmico realizado na Faculdade de Educação Física pela Universidade do Porto (2002), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente, é professora titular dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Universidade Paulista (UNIP) e professora convidada em outros diversos Cursos de Especialização, como Musculação e Treinamento de Força, Treinamento Funcional, entre outros. Desenvolve pesquisa em Parceria com os Laboratórios de Biomecânica da USP e da UNESP, relacionada aos temas fadiga muscular, corrida, eletromiografia e cinemática.

Claudio A. Lira
Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal de São Paulo (2001), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (2002), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2008). Atualmente é Professor Adjunto Nível II de Fisiologia Humana e Animal e Assessor de Comunicação do Campus de Jataí da Universidade Federal de Goiás. É Coordenador Geral da Rede Goiana de Pesquisa em Fisiologia do Exercício credenciada junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação(INEP/MEC). Tem experiência na área de Fisiologia com ênfase na aplicação dos conceitos da Fisiologia do Exercício na saúde, doença e esporte de alto rendimento e na área de ensino de Ciências da Saúde com ênfase no ensino de Fisiologia Humana e do Exercício.

Clovis A. Franciscon
Mestre em Treinamento Desportivo pela Universidade Estatal da Rússia e especialista em Treinamento Desportivo. Foi preparador físico da equipe de basquete masculino do COC-Ribeirão Preto e da seleção brasileira da modalidade, fisiologista da Academia Traffic de Futebol. Atualmente é o Gerente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Dilmar Pinto Guedes
Possui graduação em Faculdade de Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1987), especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho (1993) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Atualmente, é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor titular da Universidade Santa Cecilia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício e, especialmente, em Treinamento Resistido, sendo autor de diversos livros nesta área.

Eduardo Borges
Graduado em Educação Física; Pós-Graduado em Fisiologia do Esforço e Mestre em Ciências e Performance Humana. UNIMEP – Piracicaba; Membro Pesquisador do Laboratório de Biomecânica da EEFE-USP; Membro do NSCA - National Strenght and Conditioning Association; Docente nos cursos de Pós-Graduação nas instituições CEFIT, FEFISO, ESEF e Faculdade Ipanema; Docente nos cursos de Graduação em Fisioterapia – Faculdade Anhanguera; Docente na graduação em Educação Física nas instituições FEFISO e Anhanguera.

Emerson Ramirez Farto 
Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte (Universidade de Vigo – Espanha) e Mestre em Alto Rendimento Esportivo (Comitê Olímpico Espanhol). Foi Professor da Faculdade Ciências da Educação e do Esporte da Universidade de Vigo – Espanha; Treinador de Natação do Centro Gallego de Tecnificación Deportiva (CGTD); e Treinador de natação da Seleção Espanhola, assessorado por Bill Sweetenham, com medalhas em Campeonatos Mundiais e em Campeonatos Europeus, como treinador da Seleção Junior da Espanha. Docente da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro (ABT-COB). Membro do Comitê Científico e Assessor de diversas revistas nacionais e internacionais, sendo autor e editor de numerosas obras relacionadas à Natação e Treinamento Esportivo, além de diversos artigos técnico-científicos. Palestrante convidado de diversos Congressos e Seminários científicos nacionais e internacionais.

Fábio Gianolla 
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (1994). Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba nas disciplinas Cinesiologia I e II, Biomecânica e Atividades Físicas para Grupos Especiais. Professor do Curso Técnico em Musculação da Nabba Brasil nos módulos I e V. Professor do Curso de Pós-graduação da FEFISO ACM em Musculação e Personal Trainer e Educação Física Escolar. Professor fitness do SESI Votorantim - São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Musculação, atuando principalmente nos seguintes temas: musculação terapêutica, ginástica postural corretiva, treinamento com pesos para terceira idade e exercícios resistidos para atletas. Foi presidente da Nabba Brasil em 2001 e 2002. Foi vice-presidente e diretor de arbitragem da Fepam entre 1998 e 2001. É árbitro internacional em Musculação de competição pela NabbaInternational, tendo arbitrado campeonatos Regionais, Estaduais, Nacionais, Internacionais, Mundiais e Universes. Ministra cursos e palestras de musculação pelo Brasil. Trabalha como professor de musculação desde 1990.

Fabio Rodrigues Jose
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Guarulhos (2000), Especialista em Fisioterapia Esportiva pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (2001). Mestre em Biodinâmica do Movimento pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (Laboratório de Biomecânica), professor da Universidade Bandeirante de São Paulo nos cursos de graduação em Fisioterapia e Licenciatura em Educação Física. Experiência na área de Fisioterapia Ortopédica e Esportiva. Como docente no ensino superior, atuante na área de Biomecânica clínica e reabilitação no esporte de alto rendimento em cursos de graduação e pós-graduação.

Felipe Alves Machado
Fisioterapeuta, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina (EPM); Especialista no Aparelho Locomotor no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM); Experiência com futebol profissional no Sport Club Internacional - Porto Alegre/RS (2001 a 2002) e Sport Club Corinthians Paulista (2003 a 2008); Professor do curso de pós-graduação lato sensu Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional e Esportiva do Centro Universitário de Brasília - Uniceub - Brasilia – DF; Professor do curso de pós-graduação lato sensu Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia da Universidade Católica de Salvador - UCSAL – Salvador/BA; Professor do curso de pós-graduação lato sensu Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica da Universidade das Américas - Uniamérica - Foz do Iguaçu/PR.

Fernando Carmelo Torres
Coordenador de Medicina Esportiva do Laboratório de Ciências do Esporte (Departamento de Fisiologia - Setor de Fisiologia do Exercício) da Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP-SEME); Docente da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro (ABT-COB); Foi Supervisor Geral de Ensino e Docente do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE), na UNIFESP-EPM; Coordenador de diversas turmas dos Cursos de "Treinamento Personalizado" e de "Fisiologia do Exercício", além de Docente do Curso de "Treinamento Desportivo" do CEFE, na UNIFESP-EPM; Membro Preceptor da Residência de Medicina Esportiva da UNIFESP-EPM; Coordenador de Medicina Esportiva/Avaliação Física e Supervisor Geral da Rede "Fórmula Academia" (1993/2008) e "Body Tech" (2008); Médico Fisiologista de vários atletas e equipes de elite.

Gustavo Bastos Moreno Maia
Mestre pela faculdade de educação física da UNICAMP, especialista em treinamento esportivo pela faculdade de educação física da UNICAMP, especialista em gestão esportiva pelo Comitê Olímpico Brasileiro, graduado em educação física pela faculdade de educação física da UNICAMP. Possui certificação (PMP) em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute. Tem experiência na área de educação física e esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de organização esportiva olímpica, captação de recursos financeiros para organizações esportivas, via leis de incentivo, capacitação de recursos humanos para a área técnica e gerencial no segmento esportivo e gerenciamento de projetos de preparação esportiva no esporte de alto rendimento.

Ivan da Cruz Piçarro
Mestre e Doutor pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM); Professor Adjunto do Departamento de Fisiologia – Setor de Fisiologia do Exercício, da UNIFESP-EPM; Membro fundador, coordenador de cursos e docente do antigo Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE), da UNIFESP-EPM; Professor titular da UNIP; Foi fisiologista de importantes equipes de futebol profissional, como S. E. Palmeiras, Yokoma (Japão), Santos F. C. e Guarani F. C.

João Douglas Gil
Fisioterapeuta e gestor da reabilitação do VITA CLINICAS - SP/SP. Especialista em Fisioterapia aquática pela Universidade Cidade de São Paulo, especialista em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em quiropraxia pelo Instituto Brasileiro de Quiropraxia. Sócio fundador e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Terapia Manual, sócio fundador e diretor da Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática. Atualmente é professor titular do curso de especialização em Hidrologia Médica e Termalismo da Universidad Federal de Entre Rios - Argentina. Tem experiência na área de fisioterapia em ginecologia e obstetrícia e fisioterapia desportiva, com ênfase em fisioterapia aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação, fisioterapia aquática, gestação, qualidade de vida e fisioterapia. Palestrante internacional (Japão, EUA, Espanha, Argentina, Uruguai, Porto Rico, Portugal).

João Gustavo Claudino
Graduado em Educação Física pela Universidade de Itaúna (2007). Especialização em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Membro do Laboratório de Avaliação da Carga (CENESP/UFMG) e membro do Laboratório de Biomecânica (EEFE/USP). Possui vivência acadêmica voltada para Projetos de Pesquisa, atuando na elaboração, execução e posterior publicação dos mesmos. Tem experiência em Educação Física. Ministra cursos e palestras na área de Treinamento Esportivo. Consultor da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude - MG. Trabalha no controle e monitoramento da carga de Treinamento Esportivo, atuando principalmente como Biomecânico/Avaliador Físico no Centro de Avaliação e Treinamento Especializado (CATEsports). Contribuiu na campanha do título Brasileiro de Futebol da Série C do América Futebol Clube (2009), no vice-campeonato Mineiro de Futebol do Ipatinga Futebol Clube (2010) e título do Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20 do América Futebol Clube (2011).

João Paulo Borin
Professor de Educação Física com Mestrado e Doutorado na área de Ciência do Desporto pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Especialista em Fisiologia do Exercício e Ciência do Treinamento pela Unicamp e Aperfeiçoamento em Treinamento Desportivo pela Academia Estatal de Cultura Física de Moscou/ Russia. Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP na Faculdade de Educação Física. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Treinamento Desportivo, Preparação Física, Treinamento Físico, Monitoramento e Controle da Carga de Treinamento.

João Pedro dos Santos Ferreira Moreira de Pinho
Possui licenciatura em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal (2008) e atualmente é pesquisador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Júlio Cerca Serrão
Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), mestrado em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, doutorado e livre-docência pela EEFE-USP. Atualmente, é o Chefe do Departamento de Biomecânica da EEFE-USP. Tem vasta experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biomecânica, sendo reconhecido como um dos maiores nomes nesta área no país. Sua linha de pesquisa envolve a Biomecânica do Esporte, a Biomecânica da Locomoção, a Biomecânica do Exercício e a Biomecânica do calçado.

Kátia Brandina
Possui graduação em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (1997), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor titular do Instituto Santanense de Ensino Superior Universitário, Professor do Centro Educacional Sorocabano Uirapuru e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Biomecânica. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, percepção, forças externas, corrida, andar.

Ludgero Braga Neto
Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1997). Mestre e doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003 e 2008, respectivamente). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica dos gestos esportivos, especificamente no tênis (saque, forehand e backhand).

Marco Antonio Ferreira Alves
Graduação em Fisioterapia pela UNIBAN (1990), em Educação Física pela UNIMES (1984) e Mestrado em Ciências da Reabilitação Neuro-Motora pela UNIBAN (2003). É revisor da Revista Neurociências. Professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Santa Cecilia e professor PIII de Educação Física da Prefeitura Municipal de Guarujá. Foi secretário-executivo da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE) no biênio 2008-2009. É membro da Associação Paradesportiva da Baixada Santista, tendo passado por cargos diretivos e classificador funcional da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas e da International Wheelchair Basketball Federation (IWBF).

Mario Pozzi
Especializado em Treinamento Esportivo pela UNIFRAN, em Fisiologia do Exercício pela UNAERP e em Performance Humana na UNIMEP. Docente da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro (ABT-COB). No Treinamento Esportivo, atuou como técnico nas equipes de basquetebol feminino da Nossa Caixa / Ponte Preta e na MICROCAMP, trabalhando nestas equipes com os técnicos de Seleções Brasileiras de Basquetebol, respectivamente, profa. Maria Helena Cardoso e prof. Antonio Carlos Barbosa. Palestrante convidado em diversos Congressos e Eventos, especialmente na área do Treinamento Desportivo e Avaliação da Aptidão Física.

Páblius Staduto Braga da Silva
Médico especializado em Medicina do Esporte (SBMEE-AMB), Reumatologia pela UNIFESP e Clínica Médica pela PUC São Paulo; Vice-Presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Exercício e do Esporte (SPAMDE); Coordenador do programa de Educação Continuada para Médicos do Esporte da SBMEE; Médico coordenador em Medicina do Exercício e do Esporte no Grupo Fleury-SP; Coordenador do Centro de Referência em Medicina do Exercício e do Esporte no Hospital 9 de Julho-SP.

Paulo Roberto de Oliveira
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo(1982) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciências do Esporte. Atuando principalmente nos seguintes temas: Força, Capacidades Biomotoras.

Ricardo Munir Nahas
Vice-Presidente de Diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte de 2011 a 2013; Presidente de Diretoria da SBMEE de 2003 a 2005; Membro da Comissão Científica da Sociedade Paulista de Medicina Esportiva e ex-Presidente de Diretoria; Chefe do Grupo de Medicina do Esporte e Trauma do Hospital Ipiranga, da Secretaria da Saúde-SP; Preceptor de Residência Médica no Hospital Ipiranga-SP; Coordenador Médico da Medicina do Esporte do Hospital 9 de Julho-SP; Médico especializado em Medicina do Esporte (SBMEE-AMB) e Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Roberto Bianco
Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2000) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, é professor adjunto I da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Educação Física nos temas: biomecânica, calçado esportivo, locomoção e treinamento de força.

Roberto R. Paes
Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Foi membro do Grupo de Trabalho Instituído pelo Ministério Extraordinário dos Esportes no âmbito do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, que teve por finalidade assessorar o Instituto no processo de implantação do Programa Esporte Educacional (1996-2000) no Brasil; Membro da Comissão de Especialistas de Ensino da Área de Educação Física - Ministério da Educação - Secretaria da Educação Superior (2000-2002); Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1990-1995); Diretor Associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1998-2002); Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp (2002-2006); Lider do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) credenciado no CNPq desde 2006; Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp-FUNCAMP (2008-2010); Prefeito do Campus da Universidade Estadual de Campinas (2009-2012) e Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas no período de 07 de junho de 2012 a 30 de abril de 2013. Atualmente é membro (facilitador) da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro (a partir de 2013).

Rodrigo Maciel Andrade
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2000), especialização em Fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) e Mestrado em Biodinâmica do Movimento pela Faculdade de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP). Membro do grupo de estudos do Laboratório de Biomecânica pertencente à Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da Universidade São Paulo (USP) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Monitoramento do Treinamento Físico e Esportivo da mesma instituição. Atualmente atual nos temas relacionados ao desempenho neuromotor e a biomecânica do esporte.

Sergio Gregório da Silva
Possui Mestradoem Public Health - University of Pittsburgh (1995), Mestradoem Exercise Physiology - University of Pittsburgh (1992) e Doutoradoem Exercise Physiology - University of Pittsburgh (1995). Atualmente é ProfessorAdjunto da Universidade Federal do Paraná. Membro do American Collegeof Sports Medicine (ACSM) e integrante do AgingInterestGroup. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física na Terceira Idade, Aspectos Fisiológicos e Psicológicos da Prescrição de Exercício Físico em Intensidade Auto-Selecionada, e Aspectos Fisiológicos do Treinamento no Futebol.

Tácito Junior
Possui Mestrado (2002) e Doutorado (2005) em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Adjunto II e Chefe do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Nutrição Esportiva, Treinamento de Força e Artes Marciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica do Exercício e Metabolismo Celular; Nutrição e Suplementação Esportiva e Treinamento de Força. Linhas de pesquisas: Suplementação Nutricional no Desempenho Físico-Esportivo.

Tânia Rodrigues
Possui graduação em Nutrição pela UMC (1986). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e Nutrição Esportiva pela ASBRAN. Atualmente é professora convidada de diversos cursos de pós-graduação (Pontifícia Universidade Católica de Goiás, CEFIT-SP, GANEP, CECAFI-USP, entre outros) e diretora técnica da RGNutri Consultoria Nutricional. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição esportiva para amadores e profissionais, atuando principalmente nos seguintes temas: composição corporal, avaliação nutricional, hidratação, estética e nutrição materno infantil.

Valdomiro de Oliveira
Doutor e Mestre em Ciencias Pedagógicas do Desporto pela Unicamp 2002 e 2007. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná - Curitiba, atuando nas disciplinas de Basquetebol e Pedagogia do Movimento Humano na Graduação e na Pós-Graduação orienta no programa de mestrado em Educação da UFPR na linha de Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano. Tem Aperfeiçoamento em Ciências Pedagógicas do Desporto de Formação e Alto Rendimento Moscou - Rússia - 2010. Graduado em Educação Física, pela Universidade Estadual de Maringá (1996), Especialista em Treinamento Desportivo pela Unopar Londrina em (1997). Atuou anteriormente como professor nos cursos de licenciatura e bacharelado da Pontificia Universidade Católica do Paraná; UEM, UEL e FAFIPA. Tem a tese de Doutorado e Mestrado em pedagogia do ensino-treinamento do esporte. Foi professor por muitos anos de Educação Física em escolas públicas e privadas. Foi atleta de basquetebol de alto nível no País. Atua em cursos de Pedagogia do Esporte; Iniciação esportiva na escola e no clube; Treinamento desportivo na infância, adolescência e alto rendimento. Possui livros na área e publicações de artigos científicos no Brasil e no exterior.

Victor Tarini
Possui Graduação em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (1998), Mestrado em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM (2003) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Cirurgia Plástica da UNIFESP-EPM (2011), onde desenvolve seus estudos sobre Ultraendurance com modelo animal. Leciona em três universidades as disciplinas de Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Metodologia do Treinamento Esportivo e Biomecânica. Tem experiência com Para-desporto, Treinamento esportivo e Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício resistido, fisiologia neuromuscular, doenças neuromusculares e treinamento desportivo. Metabolismo Celular no Exercício Anaeróbio, Aspectos biológicos e Metodológicos do Treinamento de Força. Pesquisador do Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte da UFPR (CPEE - www.fisioex.ufpr.br), Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Adaptações Biológicas ao Exercício Físico (www.gabef.com.br) e Coordenador do Grupo de Estudos em Metabolismo, Nutrição e Treinamento de Força (GEMENUTF). Membro do American College of Sports Medicine (ACSM) e National Strength and Conditioning Association (NSCA). Consultor Científico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na área de Bioquímica e Nutrição do Esporte de Alto Desempenho.

Wagner de Campos 
Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1978-1981); Mestrado/Doutorado (1988-1993) e Estágio Pós-Doutoral (2005) na área do Desenvolvimento Motor e Estudos dos Esportes, realizados na Universidade de Pittsburgh, EUA. É professor associado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando nas disciplinas de Desenvolvimento Motor e Metodologia da Pesquisa na Graduação e Exercício e Esporte na Infância e Adolescência na Pós-Graduação. É orientador nas seguintes temáticas: atividade física, saúde e qualidade de vida; desenvolvimento fisiológico; treinamento desportivo na infância e adolescência; iniciação esportiva. 

Waltecir Lopes
Atualmente é consultor na Área de Emergência, APH não Invasivo e Suporte Básico de Vida. Professor convidado dos cursos de pós-graduação em reabilitação cardíaca no Brasil, Professor convidado no curso pós em APH-Atendimento Pré-Hospitalar da Universidade Camilo Castelo Branco, Instrutor e Colaborador do LTSEC Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergência Cardiovascular do InCor.