Turmas Novas - Inscrições Abertas

Treinamento Desportivo – 2014 (Sábado - 2x/mês)

Sem imagem definida
Descrição

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

AULAS INICIADAS

INFORMAÇÕES GERAIS


Este curso de Especialização (pós-graduação lato sensu) foi desenvolvido por profissionais que, por muitos anos, participaram da elaboração e/ou coordenação de cursos na área de Ciências do Esporte, na Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), com o Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE). Estes tradicionais cursos, cujo pioneirismo e padrão de excelência são amplamente conhecidos no mercado, estão sendo disponibilizados, aperfeiçoados e coordenados por estes professores, nesta nova estrutura acadêmica.

Local: unidade II do CEFIT – UNIFAI / Centro Universitário Assunção, na Rua Afonso Celso, 711 - Vila Mariana - São Paulo/ SP (paralela à Rua Domingos de Moraes, na altura da Estação Santa Cruz do metrô).

Dias e horários: Aulas em 2 sábados/mês, das 8h às 18h. 

Datas previstas - 2014: 29/03 (aula inaugural); 12 e 26/04; 03 e 24/05; 07 e 14/06; 19 e 26/07; 09 e 30/08; 06 e 13/09; 11 e 18/10; 01 e 29/11; 06 e 13/12; 2015: 24 e 31/01; 07 e 28/02; 14 e 28/03; 11 e 25/04; 16 e 30/05; 13 e 27/06; 04 e 18/07; 01 e 15/08; (exames finais) 29/08; 12 e 26/09.

Carga horária: 360 horas-aula. 

Público alvo: Graduados em Educação Física, Esportes, Nutrição, Fisioterapia, Medicina e em outras áreas da atividade física, esporte e/ou saúde.

COORDENAÇÃO


COORDENADOR CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO

Antônio Carlos Gomes - Doutor em Treinamento Desportivo pela Universidade de Cultura Física da Rússia; Consultor do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Academia Brasileira de Treinadores (ABT-COB); Superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Foi Coordenador Técnico do Curso de "Treinamento Desportivo" e Docente convidado dos Cursos de Pós-Graduação em "Fisiologia do Exercício" e de "Treinamento Personalizado" do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE), na Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM); Diretor técnico do Clube Atlético Paranaense (2000/2008); Consultor Científico do Departamento de Futebol Profissional do Sport Clube Corinthians Paulista (2010-2011); Consultor de várias Confederações de modalidades, de Clubes no Brasil e no Exterior, e de diversos atletas de elite.

COORDENADOR ACADÊMICO

Fernando Carmelo Torres - Médico Esportivo (SBMEE-AMB) do Laboratório de Ciências do Esporte, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), do Depart. de Fisiologia (Setor de Fisiologia do Exercício) da UNIFESP-EPM; Docente da ABT do Comitê Olímpico Brasileiro (ABT-COB); Membro Preceptor da Residência de Medicina Esportiva da UNIFESP-EPM; Foi Supervisor Geral de Ensino e Docente do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE), na UNIFESP-EPM; Coordenador de diversas turmas dos Cursos de "Treinamento Personalizado" e de "Fisiologia do Exercício", além de Docente do Curso de "Treinamento Desportivo" do CEFE, na UNIFESP-EPM; Coordenador de Medicina Esportiva/Avaliação Física e Supervisor Geral da Rede "Fórmula Academia" (1993/2008) e "Body Tech" (2008); Médico Fisiologista de vários atletas e equipes de elite.

CORPO DOCENTE / PALESTRANTES CONVIDADOS


Antonio Carlos Gomes - ABT-COB / CBAt / CEFIT; Fernando Carmelo Torres - UNIFESP-EPM / ABT-COB / CEFIT; Julio C. Serrão - EEFE-USP; Abdallah Achour Jr. - UEL / ABT-COB; Emerson Ramirez - Univ. Vigo-ES / ABT-COB; Antonio Carlos da Silva - UNIFESP-EPM; Dilmar Pinto Guedes - UNIMES; Paulo Roberto de Oliveira - UNICAMP; João Paulo Borin - UNICAMP / ABT-COB; Tânia Rodrigues - RGNutri; Waldomiro de Oliveira - UFPR / ABT-COB; Ricardo M. Nahas - SBMEE; Clovis A. Franciscon - CBAt; Gustavo Maia - UNICAMP; Mario Pozzi - ABT-COB / CEFIT; e outros palestrantes convidados.

OBJETIVOS DO CURSO


Capacitar o profissional a aplicar os conceitos de Treinamento Desportivo na Avaliação de Aptidão Física; Elaborar programas de condicionamento físico, reabilitação e treinamento; Atuar na formação de recursos humanos; e Desenvolver projetos de pesquisa na área de Treinamento Desportivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Teoria do Treinamento Desportivo / Bases Fisiológicas, Nutricionais e Adaptações Morfo-Funcionais do Treinamento Desportivo / Treinamento Desportivo na Infância e Adolescência / Avaliação da Aptidão Física e Motora / Carga de Treinamento e Forma Desportiva / Treinamento e Aperfeiçoamento das Capacidades Físicas / Organização e Periodização do Treinamento Desportivo / Biomecânica Desportiva / Tópicos Especiais em Treinamento Desportivo / Metodologia da Pesquisa Científica: Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a ser entregue na forma de monografia, sobre assunto pertinente ao curso.  

Observações


  • Este curso de pós-graduação lato sensu tem chancela das Faculdades Doctum (Rede de Ensino Doctum), com reconhecimento pelo MEC (Resolução CNE/CSE n° 01/2007).
  • As VAGAS SÃO LIMITADAS, sendo preenchidas por ordem cronológica de confirmação de pagamento da taxa de inscrição.
  • Para obter a certificação do curso de pós-graduação lato sensu o aluno deve: ter média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada módulo disciplinar, bem como no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso); ter frequência em, pelo menos, 75% das aulas; estar com sua documentação exigida entregue e em ordem.
  • Documentos para efetivação da matrícula (entrega no 1º dia de aula): Curriculum Vitae; Histórico Escolar de Graduação (cópia autenticada); Diploma de Graduação (cópia autenticada); Cópias simples de - Título Eleitoral, CPF, Carteira de Identidade, Registro Civil ou Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, e Certificado Militar (quando couber); 2 (duas) fotos 3x4 recentes.
  • Fica reservada à coordenação geral a substituição de professores e locais de aulas por outros de igual qualificação, bem como a alteração de datas, caso haja necessidade.
  • Não haverá reembolso de pagamentos feitos, em caso de desistência do aluno.
  • O curso poderá ser cancelado ou adiado, por falta de quórum mínimo de alunos matriculados, com pelo menos 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
  • Na hipótese de cancelamento do curso por parte da organização, será devolvido 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária.
  • A organização do curso não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens rodoviárias/aéreas, combustível, hospedagem etc.
Avise-me sobre novas turmas.